Um fim de semana com muito Juízo

26 de julho de 2019


Julho foi um mês de descobertas e uma das melhores foi ter finalmente encontrado Juízo



Juízo é uma aldeia bem pitoresca no concelho de Pinhel, distrito da Guarda. Já andei ali por perto a visitar outras aldeias mas confesso que a do Juízo me tinha escapado. 

"Juízo é uma aldeia tipicamente beirã, vestida de granito amarelo e que segundo reza a lenda foi pertence de um Juiz. Uma aldeia que no passado foi Vila Romana e que é hoje um território onde o silêncio é Rei."


O silêncio é mesmo rei, é uma tranquilidade e serenidade na aldeia que dá vontade de ficar lá e não ter de regressar para o barulho e o caos da cidade. É o sitio ideal para fazermos um detox da cidade, e para quem tem crianças é ideal. 

Na aldeia do juízo podem ficar alojados nas Casas do Juízo, com capacidade para 30 pessoas, com oito casas independentes, todas elas restauradas para o efeito, tendo casas T0 a T4 situadas no centro da aldeia. Quando chegamos ás casas fomos muito bem recebidos pelos anfitriões do projecto, o Sr. José e a D. Isabel.




Todas as casas têm cozinha e estão devidamente equipadas para podermos cozinhar as nossas refeições se assim pretendermos. Mas se não queres estar com "trabalho" temos a Taberna do Juiz, um taberna recheada de bons petiscos e com uma decoração muito acolhedora. 







A Taberna do Juiz está a responsabilidade da Daniela e do André que nos mimaram demasiado. Tudo foi servido com muito amor, ainda me babo quando penso no brunch delicioso que nos serviram. Muitos dos produtos que eles servem são eles mesmo que os cultivam, ou que alguns moradores vão oferecendo. É incrível a interacção da população da aldeia com eles. 





A aldeia tem cerca de 12 moradores permanentes, muitas das casas estão fechadas servindo apenas para casas de férias e muitas outras encontram-se degradadas. A população é super carinhosa e acolhedora com quem os visita, senti-me realmente em casa. Os moradores passavam dias, semanas e até meses sem verem outras pessoas que não os moradores, mas agora com as casa do juízo a aldeia vai sempre tendo mais movimento e caras novas que eles fazem questão de conhecer. 
Não fosse eu uma conversadora nata, fiz logo conversa com muitos deles, a Fatinha adora ter pessoas novas por lá para dar duas de conversa, e no Domingo foi até dia de convívio na antiga escola do juízo com a bela partida da sueca, o tio Justino é que não gostou muito, porque eu e o turista ganhamos e ele não gosta de perder nem a feijões.

 Sabem aqueles locais que chegamos e sentimos eu podia ficar aqui, eu senti isso no juízo e na hora de voltar a casa eu só queria ficar mais uns dias. Portanto se procuram um sitio bonito e com muito para conhecer as Casas do Juízo são o lugar certo para ficares. Vais poder descansar, conhecer muitas aldeias históricas ali à volta e ainda fazeres caminhadas na Grande Rota. 

Mas claro sempre tudo com muito Juízo.

Podes Também Gostar De...

0 Blushes

Olá, espero que tenhas gostado deste cantinho!
O teu comentário será respondido neste post.
Obrigada muahhh

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2016