Leituras #28 | O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz

26 de março de 2019


O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz é um livro que nos relembra uma vez mais a força que nós podemos ter, e quão horrível a sociedade e quem nos governa pode ser.




Desde que visitei Auschwitz no início do ano passado, o meu interesse por aquele local e pela segunda guerra mundial aumentou consideravelmente. Fiquei com curiosidade de perceber melhor o que acontecia por detrás daqueles portões.


Um local silencioso, que hoje é cheio de paz mas que durante muito tempo silenciou a dor de  muitas pessoas que por lá passaram. Quando tomamos consciência do que aconteceu ali e vivemos de perto o local é impossível não ter curiosidade de querer saber mais. Principalmente pela boca e pelos diários de quem vivenciou muitas experiências dentro desta verdadeira tortura.


Assim que vi o livro O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz tive que o trazer e ler. É um livro da autoria do Jeremy Dronfield da editora Editorial Planeta, baseado numa história verídica tendo acesso ao diário do Pai juntando tudo isso a várias fontes históricas.

Ele trás até nós uma família judaica que fica completamente desfeita, no Holocausto. Uma família que passa por diversas dificuldades e tudo fica ainda pior quando o pai e o filho são levados para campo um de concentração . Onde são escravizados e torturados. Até ao dia em que recebem a noticia que o pai será transferido para o tão temido campo de concentração, que para todos era uma sentença de morte, Auschwitz.

É aí que o amor de pai e filho é posto à prova, e o filho terá de escolher entre tentar ficar a "salvo" e deixar o pai seguir sozinho, ou não abandonar o pai e segui-lo até à possível sentença de morte.

É um livro intenso, que nos faz pensar quanto a humanidade pode ser bondosa e tão maldosa e cruel.

Alguém já leu? O que acharam  deste livro?

Podes Também Gostar De...

4 Blushes

  1. Não li mas tenho muita vontade de ler, é um tema que adoro mas que me deixa sempre um nó no estômago com a maldade das pessoas, ao mesmo tempo que nos mostra que se os bons não fizerem nada as consequências serão sempre catastróficas...
    Visitar Auschwitz é sem dúvida uma viagem que quero muito fazer..

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma viagem que aconselho vivamente, todos deviam fazer. E sim é um livro que em diversas vezes proporciona esse nó no estômago. Beijinho

      Eliminar
  2. Primeiro que tudo: QUE GATA LINDA!! :D :D

    Quanto ao livro, ainda não o lemos, mas temos muita curiosidade, pois já ouvimos falar muito dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um excelente livro para se conhecer um pouco mais do que aconteceu lá. Beijinho

      Eliminar

Olá, espero que tenhas gostado deste cantinho!
O teu comentário será respondido neste post.
Obrigada muahhh

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2016