Waya Bags | from Colombian Wayuu artisans

19 de maio de 2016


Olá belezas, hoje venho-vos falar de uma loja de malas Colombianas que fiquei simplesmente deslumbrada. A Waya, que descobri no facebook por um mero acaso e fiquei logo fã, então hoje decidi trazer-vos a historia da loja pela mão da Constança que é a criadora da loja. Preparadas para verem as malas fantásticas, e conhecerem toda a história??? Então bora lá
Quem é a Constança?

"Chamou-me Constança, tenho 22 anos e sou licenciada em Antropologia. O que me move é estar constantemente à procura de interagir com culturas que me desafiam.  
O nome da marca, WAYA, significa “nós” em Wayuunaiki, dialecto local da comunidade Wayuu. Este projecto começou formalmente em 2015, mas tudo começou com uma viagem recente que fiz há cerca de 2 anos, pela América do Sul. Nessa viagem, apaixonei-me por completo pela Colômbia, em particular pela zona de La Guajira. A partir desse momento, qualquer desculpa para voltar era válida, e acabei por montar um projecto que me fizesse voltar ainda mais. O Ministério de Turismo da Colômbia tinha um slogan, “El peligro es que te queiras quedar”, e assim foi comigo.

 Antes de começar este projecto, estudei Antropologia durante 3 anos, tendo despertado uma consciência e continua vontade em apoiar e em desvendar negócios sustentáveis e que possam ter algum carácter de impacto social local em áreas que tendem a ser esquecidas.
 A comunidade Wayuu, onde toda a produção é feita, tem sofrido directamente pela presença contínua de guerrilhas (FARC) e por uma disputa continua pelo poder local. Contudo, a comunidade em si tem conseguido preservar o seu estilo de vida, vivendo ainda em "rancherias", mantendo um estilo de vida que tem sido passado de gerações em gerações. A preservação deste estilo de vida deve-se bastante ao papel de líder  da mulher no seio da tribo e da família, a base económica da sobrevivência das famílias, é a técnica de tecelagem desenvolvida pelas mulheres da comunidade Wayuu - sendo um símbolo de inteligência, sabedoria e criatividade e também o meio de sustentabilidade mais directo da comunidade. Para além das malas serem bastante versáteis, são intrinsecamente ligadas ao método de produção - cada mala demora 15 dias a ser concluída, sendo tecidas artesanalmente usando algodão da península de La Guajira. 
 Para este verão, a WAYA tem várias novidades planeadas, tendo uma coleção com diferentes tamanhos e modelos. A colecção de verão será lançada dia 21 de Maio.
A marca WAYA, está continuamente empenhada em partilhar e divulgar a arte de Wayuu. "Wear it and share it.”"

E agora mostro-vos as minhas malas favoritas da Waya

Digam lá que a loja não tem malas lindas, dá vontade de ter todas. Podem ver a restante colecção aqui no facebook da Waya.
Image and video hosting by TinyPic

Podes Também Gostar De...

0 Blushes

Olá, espero que tenhas gostado deste cantinho!
O teu comentário será respondido neste post.
Obrigada muahhh

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2016