Lu Jong | Yoga Tibetano

9 de setembro de 2015

Imagem retirada daqui

O yoga para além de uma prática é uma filosofia de vida, o yoga pode ser praticado diariamente, dia e noite. Uma verdadeiro yogini está em constante prática.

O yoga tem várias vertentes e várias linhagens, hoje venho falar-vos um pouco do Lu Jong.

Lu Jong é yota tibetano, é também conhecido como yoga terapêutico. 

Em tibetano "Lu" significa corpo e Jong "tranformação, o que nos transmite logo a ideia que através da prática nos podemos transformar através de uma série de movimentos simples que executamos com o corpo conjugados com tirmo respiratório que vai exercer efeitos benéficos para a saude do nosso corpo, mente e espírito..

Esta prática nasceu das tradições budistas.

O Lu jong é uma prática muito calma e suave, os movimentos não podem ser muito rápidos nem muito lentos, é como uma dança que flui. A respiração é adequada a cada movimento. 

"A Prática Lu Jong Yoga Tibetano Terapêutico tem dois níveis: o nível I e II.
O nível I é composto por 4 grupos de movimentos, mais dois exercícios. E o nível II é composto por 3 grupos, num total de 38 movimentos! Uma série de movimentos físicos acompanhados e concentrados na coluna vertebral e combinados por uma respiração adequada e uma atenção voltada para dentro, promovendo um equilíbrio interior mais profundo!
Nível I
1º grupo
Movimento dos 5 elementos (purifica e equilibra os elementos espaço, terra, vento, fogo e agua no corpo).

2º grupo
Movimento das 5 partes do corpo (exercícios que melhoram a mobilidade da cabeça, articulações, coluna vertebral e ancas).

3º grupo
Movimentos dos 5 órgãos vitais (exercícios que trabalham os rins, coração, pulmões, baço e fígado. Melhoram o funcionamento destes órgãos, removendo bloqueio nos canais).

4º grupo
Movimento das 6 condições (exercícios que actuam sobre problemas como a indigestão, tumores, retenção de água, baixa temperatura do corpo, incontinência, depressão e melhoria dos 5 sentidos).

Nível II
1º grupo
Movimentos para a prevenção de todo o tipo de doenças (equilíbrio dos 5 elementos; ajuda os 5 elementos a fluir completamente no corpo; abertura de canais; melhoria nas articulações, ligamentos e tendões).

2º grupo
Movimentos para a redução de dores em várias partes do corpo. Cada movimento incide sobre uma ou várias partes do corpo ao mesmo tempo (exercícios que melhoram a rigidez geral na parte inferior do corpo; dores na parte superior do corpo: peito, costas, braços, ombros, cotovelos, partes laterais do corpo; dores de cabeça e enxaquecas).

3º grupo
Movimentos para fortalecer o corpo e mente (exercícios que fortalecem a energia dos 5 elementos, aumentam o calor interno; acalmam a respiração e mente, reduzem emoções e sofrimento ao nível da mente, fortalecem a mente, ajudam a sairmos da ilusão)."

Lu Jong pode ser praticado por qualquer pessoa com qualquer idade, pois é uma pratica bem suave, mas que consegue gerar muito calor interior, energizando todos os orgãos do nosso corpo.
Confesso que prefiro outras linhagens do yoga onde a prática é mais activa, mas sem dúvida que o Lu Jong tem-me ajudado muito a ser mais calma, mas paciente e a ter uma sensação de bem estar e paz interior nunca antes sentida.

Como sabem não sou nenhum entendida na matéria, sou apenas uma praticante de yoga que gosta de partilhar as suas experiências, por isso perdoem-me não ser tão assertiva nos termos técnicos.

Image and video hosting by TinyPicPor aí alguém pratica Lu Jong??? 

Podes Também Gostar De...

10 Blushes

  1. eu confesso que faço mais yoga pelos beneficios fisicos... na verdade, ainda não consegui encontrar o espaço para tirar outro tipo de beneficios... mas consigo perder-me na prática, o que durante aquele bocado, pelo menos, ajuda e sabe bem =)

    http://tehteh25.blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este yoga é diferente do tradicional, e sim quando o pratico sinto enormes diferenças a nível mental e físico. Lá esta o yoga é algo que se pratica 24 horas por dia é uma filosofia de vida.

      Com a pratica é que vamos alcançando novas conquistas

      Eliminar
  2. não experimentei mas estou muito curiosa!
    :D
    beijinhos
    http://mustbepink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta é uma pratica muito calma fácil de executar e trás muitos benefícios

      Eliminar
  3. Eu já fiz uma aula de yoga, não desta modalidade e me apaixonei! Mas não sou praticante...
    Beijinhos
    Mari
    http://themarielement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu desde que comecei não quis outra coisa e quando não faço sinto muita falta.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Confesso que sempre quis experimentar, mas a minha flexibilidade acho que levaria a melhor! =P

    Beijinhooos,

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém chega à aula de yoga e faz todas as posições possíveis. Com o tempo conseguimos tudo que queremos. E o Lu Jong conseguias facilmente. Tem vídeos no youtube experimenta.

      Eliminar

Olá, espero que tenhas gostado deste cantinho!
O teu comentário será respondido neste post.
Obrigada muahhh

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2016