Benefícios da meditação

4 de agosto de 2015

Foto tirada em Neal's Yard - Londres
À uns dias atrás fiz um post sobre um artigo do Observador em que falei de alguns cuidados a ter antes de dormir, podem ver o post aqui, e na altura tinha dito que se fosse eu a escrever o artigo que acrescentaria a esses cuidados a prática da meditação. E então hoje resolvi trazer um post completamente dedicado à meditação e à minha experiência. Portanto a coisa vai ser longa, vão buscar as pipocas e fiquem por aí se querem saber mais sobre o tema.

Para quem me segue à algum tempo sabe que pratico yoga e que sou adepta da meditação, para mim é essencial que haja uma união entre corpo, alma e espírito.
A meditação entrou numa fase da minha vida em que tudo estava desorganizado e não havia nenhuma união nem coerência entre corpo e alma. Foi numa altura de muita ansiedade e onde os ataques de pânico eram desesperantes. Decidi então mudar o rumo da minha vida, mudar a forma como via a vida e comecei por praticar yoga num centro aqui na minha zona Centro de Terapias Naturais - Anahata, comecei o yoga no sentido de me organizar, aprender a fazer respirações. 
Foi nas aulas de yoga que conheci a mestre Carla que foi quem teve muita influencia nesta minha mudança e estou muito grata ao universo por ter conhecido a Carla e por ela me ter partilhado tanta coisa comigo e continuarmos a partilhar, foi então nessas aulas que me vi envolvida num novo mundo, numa nova filosofia de vida e envolvida na meditação que começamos por praticar em todas as aulas. Comecei a sentir imensas melhorias desde que comecei a meditar e comecei a trazer a meditação também para casa. Todos os dias antes de dormir tento colocar-me de uma forma confortável, sentada ou deitada como me apetece no momento e tento meditar uns cinco, dez minutos antes de dormir de forma a esvaziar a mente, a sentir a minha respiração, a ficar mais calma para poder ter uma noite tranquila.

A meditação ao contrário do que muitas pessoas pensam não é sentar e emitir o típico som do Om, que para quem não sabe é o som do Universo, portanto meditar não é isso, meditar é esvaziar e aquietar a mente, é não pensar apenas sentir, sentir o ar que entra em nós, sentir o nosso corpo e desenvolver uma paz interior nunca antes alcançada.

Chega de blá blá blá e vamos lá aos principais benéficos da meditação, pelo menos na minha óptica, alertando que os benefícios são infindáveis, portanto vou só dar alguns exemplos dos que mais me apercebi e são mais significativos para mim:
  1. Aumenta a calma, tornamos-nos mais pacientes e serenos;
  2. Aumenta o equilíbrio emocional;
  3. A agitação dos dias não nos faz tanta confusão;
  4. Vemos tudo com outros olhos;
  5. Dorme-se melhor;
  6. Os músculos ficam mais relaxados;
  7. Ficamos mais enérgicos, e sentimos as vibrações energéticas de outra forma, digamos que despertamos espiritualmente;
  8. Ficamos a conhecer-nos melhor;
  9. Aumenta o sentimento de alegria;
  10. Aumenta os níveis de concentração;
  11. E a pele fica muito mais bonita. 

E sim a pele fica muito mais bonita, e o nosso ar abatido e envelhecido altera completamente, prova disso foi um ensaio fotográfico feito por Petter Seidler, que nos mostra a foto antes de começar a meditar e uma foto passados 30 dias de meditação diária e são bem visíveis os resultados. e para quem acha que isto é também blá blá blá. Aqui fica a prova.

Espero que tenham gostado deste post eu sei que ficou gigante, mas ficou ainda tanto por dizer sobre este tema.

Quem por aí é adepta e praticante da meditação??? E que melhorias sentiram?? Contem-me tudo... E se tiverem sugestões de posts que queiram ver ou questões que queiram colocar, sintam-se a vontade pipocas.

Relembro que isto é apenas a minha visão sobre a meditação e a minha experiência... E o que funciona comigo pode não funcionar da mesma forma com vocês. 
Image and video hosting by TinyPic

Podes Também Gostar De...

15 Blushes

  1. É uma prática que estou a começar. :)

    ResponderEliminar
  2. ADORAVA conseguir meditar, mas acho sinceramente que não conseguia!!

    Giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos essa capacidade Bárbara, mas precisa de ser treinado. Obviamente nao conseguimos logo a primeira meditar 10 ou 15 minutos... É algo que se treina e é um hábito que se cria com o tempo. Pensei em fazer um post sobre dicas de como iniciar a meditação que achas???

      Eliminar
  3. Nas fotos pós meditação as sorriam e nas pré-meditação não sorriam.. eu não pratico mas acho que bem ando a precisar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim notam-se os sorriso, a leveza no olhar e até a pele fica mais bonita :) Então experimenta

      Eliminar
  4. não fazia ideia! (: tenho de começar a praticar também

    ResponderEliminar
  5. De vez em quando tento praticar, mas como não é algo contínuo não noto grandes diferenças. Quanto ao estudo que referiste e os benefícios da meditação já tinha visto, uma vez que costumo pesquisar também sobre este tema e é algo que cada vez mais me desperta interesse :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim se for continuo os resultados são diferentes!

      Eliminar
  6. É uma gosta que gostava de começar a praticar, mas sempre tive imensas dúvidas xD
    Mas Yoga tenho a certeza que gostava de fazer :)

    ResponderEliminar

Olá, espero que tenhas gostado deste cantinho!
O teu comentário será respondido neste post.
Obrigada muahhh

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © 2011-2016